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Técnica para melhorar o sono na gravidez: Respiração profunda

Hoje vamos falar sobre uma técnica de relaxamento que tem sido muito utilizada para ajudar no sono de gestantes e mães que estão precisando dormir um pouco melhor: respiração profunda.


Na maior parte do tempo, respiramos usando apenas os músculos do peito, especialmente quando estamos estressadas ou sobrecarregadas. Uma maneira de relaxar é respirar usando o diafragma, que é um músculo que fica logo abaixo do pulmão e é responsável por auxiliar na respiração. Ao respirar profundamente, mandamos uma mensagem para o corpo se acalmar. Isso vai mudar sua reação ao estresse, o que é algo que toda mãe precisa.


Veja algumas dicas de como fazer respiração profunda:

- Deite de barriga para cima em sua cama ou alguma superfície firme. Mantenha seus olhos fechados para que você consiga se concentrar mais na respiração;

- Coloque uma mão no peito e a outra no estômago. Por enquanto, não mude a maneira como respira, apenas tente perceber o quanto que cada uma de suas mãos está se movendo enquanto você puxe e solta o ar;

- Agora tente respirar pelo seu diafragma. Para isso, você tem que respirar profundamente e devagar. Você também tem que sentir a sua barriga subir e descer. Tente pensar nisso como ‘respirar pela barriga’ ou que a sua barriga é uma bexiga que enche quando você inspire e esvazia quando você expira.

- Conforme você respira mais profundamente, você pode sentir o seu peito e sua barriga ficarem mais relaxados. Faça isso por alguns minutos. Depois, tente se concentrar no tempo da respiração. Conte até quatro enquanto puxa o ar e conte até seis enquanto solta o ar. Concentrar-se no tempo é importante.

- Se você está com dificuldades para se concentrar, você pode dizer ‘inspire’ e ‘expire’ ou qualquer outra palavra que te faça ficar concentrada ou relaxada.


Quando esta técnica ficar mais fácil, você pode tentar em uma posição sentada ou de pé. Você também não precisa ficar sempre com as mãos no peito e barriga. Você pode fazer ao longo do dia para praticar e à noite antes de dormir, para ver se pega no sono mais rápido.

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