Quer fazer parte do App Motherly com exclusividade?

Devo usar suplementos na gestação?

Hoje vamos falar sobre suplementação durante a gestação! Primeiramente, é importante dizer que a suplementação deve ser avaliada caso a caso de acordo com as necessidades de cada mulher. Além disso, a maior parte dos nutrientes necessários pode ser adquirida a partir da alimentação saudável, equilibrada e variada.


A Organização Mundial da Saúde recomenda a suplementação de ácido fólico e ferro para gestantes. O ferro principalmente para prevenir anemia, uma vez que a demanda aumenta muito para atender as necessidades da mãe e do bebê. Lembre-se que a avaliação individual é primordial para definir dosagem e tempo de uso.


O ácido fólico é a forma sintética da vitamina B9 (folato) e está presente em folhas verde-escuras, frutas cítricas, leguminosas, entre outros, porém a biodisponibilidade do folato dos alimentos é limitada e os requerimentos no período gestacional estão aumentados. Assim, recomenda-se a suplementação de ácido fólico, que preferencialmente deve iniciar antes mesmo de engravidar para prevenir, principalmente, defeitos do tubo neural no feto.


Ainda, de acordo com o I Consenso da Associação Brasileira de Nutrologia é indicada a suplementação de ácido docosahexaenoico (DHA) de fonte segura, especialmente nos dois últimos trimestres de gestação e principalmente para gestantes que não consomem peixes ou outras fontes de ômega-3 em quantidade suficiente. O DHA é importante para garantir um bom desenvolvimento do sistema nervoso e visual do bebê, além de outros benefícios.

Então não esqueça: ainda que existam recomendações, é necessário que toda e qualquer suplementação seja prescrita, orientada e acompanhada por profissionais que estão realizando o pré-natal e conhecem as suas necessidades específicas, história clínica e hábitos alimentares. O cuidado individualizado é fundamental!


Referências: (1) World Health Organization (2016). WHO recommendations of antenatal care for a positive pregnancy experience; (2) Nogueira-de-Almeida et al. (2014). I Consenso da Associação Brasileira de Nutrologia sobre recomendações de DHA durante a gestação, lactação e infância.

0 visualização

Quer fazer parte do App Motherly com exclusividade?

Financiamento:

Realização: