Quer fazer parte do App Motherly com exclusividade?

Prevenção de ganho de peso excessivo durante a gestação

A quantidade de peso adquirida durante a gravidez é um fator importante para a sua saúde. O ganho excessivo de peso durante a gestação está frequentemente associado a problemas de saúde, como diabetes e hipertensão. Será que existe alguma forma eficaz de evitar o ganho de peso excessivo? Está é a pergunta que os autores da meta-análise “Diet or exercise, or both, for preventing excessive weight gainin pregnancy” fizeram. Em ciência aplicada à saúde, a meta-análise é o tipo de estudo que tem o maior grau de importância. Isso se dá por conta de um fato simples: a meta-análise é um estudo que busca reunir todas as pesquisas realizadas sobre um determinado assunto, agregar os dados e, por meio de um tratamento estatístico sofistificado, determinar a eficácia de uma intervenção ou tratamento. Isto é, ao invés de confiar em apenas um ou dois estudos, passamos a olhar para todos os estudos para termos maior certeza da melhor opção para o paciente.


Os autores buscaram estudos que avaliaram a eficácia de dieta, exercício físico ou ambos. Identificaram 65 estudos clínicos que somaram mais de 11 mil mulheres avaliadas. Os tipos de dietas testadas foram: baixo nível de açúcar, dietas para diabetes, com baixas calorias ou com pouca gordura, com e sem diários alimentares e pesagem regular. Os exercícios físicos eram de intensidade moderada e geralmente envolvendo caminhadas regulares, dança ou aulas de aeróbica. As análises estatísticas dos dados agregados apontaram que, em média, fazer dieta, exercício físico ou ambos, reduz em 20% o risco de ganho excessivo de peso durante a gestação. Mais ainda, esse tipo de intervenção é também capaz de reduzir o risco de hipertensão. No subgrupo de mulheres em gestação de alto-risco, dieta, exercício ou ambos diminuiu o risco de macrossomia fetal em 15%. Ou seja, o uso de dietas estruturadas e/ou exercícios físicos tem um papel importantíssimo de prevenção de problemas de saúde da mãe e da criança! Não deixe de conversar com seu médico(a) sobre as melhores opções de dietas e exercícios físicos para você!


Referência


Muktabhant e colaboradores (2015). “Diet or Exercise, or Both, for Preventing Excessive Weight Gain in Pregnancy.” Cochrane Database of Systematic Reviews.


2,407 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quer fazer parte do App Motherly com exclusividade?