Quer fazer parte do App Motherly com exclusividade?

Prevenção de ganho de peso excessivo durante a gestação

A quantidade de peso adquirida durante a gravidez é um fator importante para a sua saúde. O ganho excessivo de peso durante a gestação está frequentemente associado a problemas de saúde, como diabetes e hipertensão. Será que existe alguma forma eficaz de evitar o ganho de peso excessivo? Está é a pergunta que os autores da meta-análise “Diet or exercise, or both, for preventing excessive weight gainin pregnancy” fizeram. Em ciência aplicada à saúde, a meta-análise é o tipo de estudo que tem o maior grau de importância. Isso se dá por conta de um fato simples: a meta-análise é um estudo que busca reunir todas as pesquisas realizadas sobre um determinado assunto, agregar os dados e, por meio de um tratamento estatístico sofistificado, determinar a eficácia de uma intervenção ou tratamento. Isto é, ao invés de confiar em apenas um ou dois estudos, passamos a olhar para todos os estudos para termos maior certeza da melhor opção para o paciente.


Os autores buscaram estudos que avaliaram a eficácia de dieta, exercício físico ou ambos. Identificaram 65 estudos clínicos que somaram mais de 11 mil mulheres avaliadas. Os tipos de dietas testadas foram: baixo nível de açúcar, dietas para diabetes, com baixas calorias ou com pouca gordura, com e sem diários alimentares e pesagem regular. Os exercícios físicos eram de intensidade moderada e geralmente envolvendo caminhadas regulares, dança ou aulas de aeróbica. As análises estatísticas dos dados agregados apontaram que, em média, fazer dieta, exercício físico ou ambos, reduz em 20% o risco de ganho excessivo de peso durante a gestação. Mais ainda, esse tipo de intervenção é também capaz de reduzir o risco de hipertensão. No subgrupo de mulheres em gestação de alto-risco, dieta, exercício ou ambos diminuiu o risco de macrossomia fetal em 15%. Ou seja, o uso de dietas estruturadas e/ou exercícios físicos tem um papel importantíssimo de prevenção de problemas de saúde da mãe e da criança! Não deixe de conversar com seu médico(a) sobre as melhores opções de dietas e exercícios físicos para você!


Referência


Muktabhant e colaboradores (2015). “Diet or Exercise, or Both, for Preventing Excessive Weight Gain in Pregnancy.” Cochrane Database of Systematic Reviews.


0 visualização

Quer fazer parte do App Motherly com exclusividade?

Financiamento:

Realização: