Quer fazer parte do App Motherly com exclusividade?

Porque é importante buscar informações confiáveis sobre a gestação

Como sempre falamos, a gestação é um momento de novidades e é importante para as futuras mães o acesso às informações que lhes preparem para as mudanças que virão.


Um estudo de 2019 demonstrou a importância de gestantes terem acesso a conteúdos informativos durante o pré-natal. Nessa pesquisa os autores compararam dois grupos, (1) gestantes que recebiam conteúdos sobre gestação e pós-parto por meio de um aplicativo de celular, somado ao acompanhamento regular no serviço de saúde, e no outro grupo (2) gestantes que recebiam apenas o acompanhamento regular, podendo participar de 4 aulas sobre pré-natal.


Os resultados desse trabalho demonstraram que o acesso à informação teve uma relação significante com a redução de sintomas de depressão pós-parto, isto é, entre as gestantes que receberam conteúdos em seus celulares houve um menor número de sintomas de depressão pós-parto quando comparado com o outro grupo. Isso confirma que o acesso às informações de qualidade sobre a gestação realmente impacta as gestantes e podem promover maior qualidade de vida para a futura mãe e sua família.


Contudo, nos atentemos para o seguinte: essas informações eram construídas por especialistas em saúde gestacional e as gestantes sabiam disso. Em um momento no qual fake news (notícias/informações falsas em inglês) estão presentes é preciso que tomemos cuidado com os lugares de onde tiramos informações.


Fontes confiáveis não só nos impactam mais, como informações de qualidade evitam problemas e nos instrumentam no que precisamos. Assim, é importante que nos informemos, mas que busquemos fontes de confiança, isto é, materiais feitos por especialistas e baseado em referências cientificas!


Além disso, lembremos que esse tipo de informação não substitui os atendimentos realizados por profissionais de saúde, tampouco as consultas pré-natais. As participantes que tinham acesso ao aplicativo na pesquisa

mantinham o acompanhamento no serviço de saúde, isto é, os dois modos são complementares. 😉


Referência: K. L. Chan et al. JMIR MHEATH AND UHEALTH. 7, p. 11 (2019).


0 visualização

Quer fazer parte do App Motherly com exclusividade?

Financiamento:

Realização: