Quer fazer parte do App Motherly com exclusividade?

O que você precisa saber sobre o coronavírus.

A essa altura você já deve ter ouvido falar do (novo) coronavírus. Muito se tem dito por aí, então vamos aproveitar este espaço para repassar informações científicas importantes!


Esse vírus, chamado tecnicamente de SARS-CoV-2, é de uma família de vírus que costuma causar infecções respiratórias. Esse vírus causa a doença chamada COVID-19, que tem os seguintes principais sintomas: coriza (nariz escorrendo), dor de garganta, tosse, febre, cansaço e dificuldade de respirar em casos mais graves. É um vírus que tem um período de incubação entre 1 e 14 dias (média de 5 dias) e pode afetar todas as faixas etárias. Contudo, 80% das pessoas infectadas não irão apresentar um quadro clínico grave com necessidade de internação. Algumas pessoas não desenvolvem a doença, mas ainda assim podem contaminar outras pessoas. Em torno de 20% desenvolvem complicações respiratórias que necessitam de internação. Em geral, estas são pessoas idosas ou que já tem algum problema de saúde (doença respiratória, diabete, problema cardíaco etc). É justamente este grupo que tem um risco aumentado para morte.


Como esse vírus se espalha muito rápido, algumas medidas são recomendadas para conter seu avanço:

- Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel com frequência;

- Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir usando a parte de dentro do cotovelo;

- Evitar aglomerações, principalmente se apresentar sintomas;

- Se possível, trabalhar de casa e evitar transporte público;

- Manter os ambientes bem ventilados;

- Evitar compartilhar objetos pessoais;

- Não procurar hospitais se tiver sintomas como da gripe, somente se tiver dificuldade de respirar ou outro sintomas mais grave.


Não há motivo para pânico ou medo. No momento, essas recomendações ajudam fortemente a proteger as pessoas mais vulneráveis e evitam sobrecarregar o sistema de saúde. A contribuição de todos nós é fundamental para manter a saúde de todos!


Para seguir atualizada, recomendamos alguns canais aqui no Instagram:

- @oatila

- @sitedrauziovarella

- @minsaude


Como o SARS-CoV-2 é muito novo, pouco se sabe ainda, mas os cientistas tem corrido contra o tempo e publicado estudos importantes a cada dia. Voltaremos com mais informações assim que elas surgirem!


Imagem: CNN

1,242 visualizações

Quer fazer parte do App Motherly com exclusividade?

Financiamento:

Realização:

Dúvidas? Fale Conosco

contato@motherly.com.br

Inscreva-se no nosso newsletter para saber todas as novidades

de Motherly e mais!