Quer fazer parte do App Motherly com exclusividade?

O consumo de álcool durante a amamentação

Hoje vamos responder mais uma dúvida de vocês: a bebida alcoólica passa para o leite materno?

.

Sim, o álcool possui propriedades que permitem sua excreção pelo leite materno. A quantidade que pode passar é dependente do quanto de bebida a mãe ingeriu, do tipo de bebida e de quanto tempo passou desde o consumo até o momento de amamentar, além de fatores individuais (como peso da mãe, função hepática, composição e volume do leite e fluxo sanguíneo para as mamas).

.

Os prejuízos também são dependentes da quantidade, frequência e concentração de álcool na bebida, além de fatores individuais e da idade da criança (maior risco para recém nascidos e nos primeiros meses de vida). Pode ocorrer diminuição do fluxo de leite (inibição da ocitocina, hormônio responsável pela ejeção do leite), alteração no padrão de sono do bebê e no sabor do leite (o que pode prejudicar a amamentação) e o consumo frequente pode interferir no desenvolvimento do bebê. O álcool também pode influenciar negativamente na capacidade da mãe de cuidar adequadamente do bebê, uma vez que a atenção e os reflexos ficam alterados.

.

Algumas entidades de saúde consideram que a ingestão de quantidades de álcool muito reduzidas e esporádicas é compatível com a amamentação, porém não é recomendada e as mães devem ser estimuladas a evitar o consumo no período da amamentação. Se optar por ingerir esporadicamente é importante tomar cuidado com relação à quantidade e atentar para o tempo entre a ingestão e a próxima mamada. Se programar (amamentar o bebê antes de ingerir a bebida e esperar pelo menos 2 horas até a próxima mamada), se alimentar e se hidratar adequadamente são estratégias que podem minimizar efeitos do álcool. Cautela, conhecimento sobre potenciais riscos e responsabilidade são fundamentais ;)

.

Referências:

.

Anderson PO. (2018). Alcohol Use During Breastfeeding. Breastfeeding Medicine 13(5):1-3.

Kachani AT et al. (2008). Aleitamento materno: quanto o álcool pode influenciar na saúde do bebê. Pediatria (São Paulo), 30(4): 249-256.

Chaves ACM et al. (2018). Uso de álcool durante a amamentação: um estudo de revisão. Rev Ped SOPERJ.18(1):16-22.

0 visualização

Quer fazer parte do App Motherly com exclusividade?

Financiamento:

Realização: