Quer fazer parte do App Motherly com exclusividade?

Mudanças no corpo no período pós-parto

O corpo humano pode fazer coisas incríveis! Ao longo da nossa vida ele passa por diversas transformações e nos acompanha em todos os momentos. Há momentos em que nos desconectamos, não gostamos de alguma(s) parte(s) e até esquecemos que somos o nosso corpo.


Gerar e dar a luz a uma criança gera inúmeras mudanças no corpo. E claro, após o fim desse período ele continua em mudança, bem como guarda marcas.


Por vezes, acreditamos que essas marcas são vergonhosas e sem perceber pensamos que o “normal” são versões irreais do corpo. Talvez a primeira coisa que precisamos superar é essa ideia de “normal.”


Mas o que são versões irreais? Há uma imposição que impacta sobretudo as mulheres e afirma que o corpo de todas deve seguir um determinado padrão, que exclui sua história, vivências e individualidade, e que é impossível de se seguir.


Para gravidez – e além dela – temos mulheres que sofrem com esses padrões, e tentam encaixar suas vidas e seus corpos nesse padrão. Um estudo apontou que quase metade das mulheres grávidas ou em pós-parto são influenciadas por padrões irreais para seus corpos.


Sim, após a gravidez o corpo muda e deixa marcas dessa fase. E é importante observarmos que essas marcas representam conquistas e não são motivos para vergonha.


Mas o que podemos fazer para mudar a forma como as mulheres veem seus corpos? Um primeiro passo pode ser parar de seguir perfis que não nos mostram maneiras saudáveis de viver nossos corpos, fugir daqueles que recomendam soluções mágicas, rotinas irreais e que não estão conectados com nossa realidade.


Além disso, será que há necessidade de falar sobre os corpos de mulheres grávidas, de julgar ou elogiar as mudanças no corpo de uma mulher? Não poderíamos elogiar determinação, inteligência, resistência e outras qualidade e vivência que podem ser reconhecidas e aplaudidas? É certamente possível valorizar as mulheres pelo o que elas são para além de seus corpos.


Referência: Compliment a new mama’s awesomeness, not her body bit.ly/3daIJxS


696 visualizações

Quer fazer parte do App Motherly com exclusividade?

Financiamento:

Realização:

Dúvidas? Fale Conosco

contato@motherly.com.br

Inscreva-se no nosso newsletter para saber todas as novidades

de Motherly e mais!