
Mitos e verdades sobre Atividade Física na Gestação
Exercícios físicos regulares praticados durante a gestação, quando não há contraindicações, apresentam inúmeros benefícios. Porém, ainda existem resistências e por isso vamos esclarecer alguns mitos e verdades:
.
Uma mulher totalmente inativa fisicamente não pode iniciar atividades físicas durante a gestação
MITO. Pode e deve ser ativa na gestação. É claro que nenhuma gestante deve começar exercícios pesados repentinamente, mas não há problema em iniciar um protocolo de atividades nesse período, após avaliação médica, e ir progredindo conforme aptidão e disposição da gestante.
.
Não são recomendados esportes coletivos para gestantes
VERDADE. Dentre as atividades não indicadas estão aquelas com risco de choque abdominal ou queda, como muitos dos esportes coletivos e, por precaução, essas práticas não são estimuladas.
.
A frequência cardíaca de mulheres grávidas se exercitando não pode passar de 120-140 batimentos por minuto
MITO. Isso era uma norma antiga, sem embasamento científico. Hoje em dia o principal parâmetro utilizado é a percepção de esforço da gestante. Utiliza-se muito também o “talk test” (se a gestante consegue manter uma conversa durante o exercício sem faltar fôlego, significa que está confortável). É muito importante considerar o tipo e intensidade de exercícios que a gestante estava acostumada a fazer antes de engravidar.
.
Correr é perigoso na gestação
MITO. Não há prejuízos associados à corrida durante a gestação quando realizada em uma intensidade leve a moderada.
.
Exercícios devem ser adaptados, como algumas posições de yoga e pilates
VERDADE. Durante a gestação há redução do equilíbrio em virtude da mudança do centro de gravidade que se intensifica conforme a barriga vai crescendo. Por questões hormonais, há também um afrouxamento natural das articulações do corpo e a flexibilidade aumenta. Assim, deve haver maior cuidado com posturas que exijam equilíbrio, bem como não exagerar nos exercícios de flexibilidade para evitar lesões.
.
Por último, é fundamental que as gestantes estejam sempre atentas aos sinais do corpo, que se hidratem adequadamente e utilizem roupas confortáveis para praticar exercícios!