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Insônia durante a quarentena: quando é hora de procurar ajuda?

Em nossos posts temos falado bastante sobre os efeitos do distanciamento social e da quarentena (consequentes da pandemia de covid-19) em nossa saúde. Um desses efeitos é justamente uma possível piora da qualidade do sono. Isso acontece em função do estresse e ansiedade relacionados à pandemia e ao aumento de tempo em casa. Além disso, a própria gestação está associada a dificuldades de sono, especialmente no primeiro e terceiro semestres. Ou seja, estar grávida e em uma pandemia pode realmente atrapalhar o seu sono :/


A pergunta que fica então é: quando devo procurar ajuda? Há alguns indícios que podem te ajudar a saber que é hora de procurar um(a) profissional. São eles:


- Problemas de sono persistentes, como dificuldade para dormir ou despertar constantemente no meio da noite;


- Alterações de humor persistentes (mudanças não comuns entre sentimentos: tristeza, estresse e felicidade, por exemplo);


- Inquietação noturna, sobretudo ao se deitar;


- Dificuldade de descansar, mesmo quando dormindo.


- Sensação de cansaço durante o dia, mesmo quando você ficou dormindo por muitas horas

Se estiver vivenciando o que foi dito acima, bem como um desconforto pessoal intenso em relação ao seu sono, recomendamos que procure por um(a) profissional de saúde.


Caso esteja com dúvidas ou com medo de sair durante o distanciamento social, inicialmente tente contatar um(a) profissional de sua confiança remotamente e caso precise sair siga todas as recomendações da OMS, como a higienização das mãos e o uso de máscaras.

E lembre-se: dicas para dormir melhor podem ser muito úteis neste momento. Dê uma olhadinha nos nossos posts sobre sono. É só procurar no nosso feed. 😉

Referências:

http://www.sleephealthfoundation.org.au/pdfs/Insomnia.pdf

https://www.healthline.com/health/insomnia


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