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Dicas para ajudar a manter a alimentação saudável durante o distanciamento social

Já estamos há alguns meses vivendo nessa situação de distanciamento social que é bastante desafiadora. Como está a sua alimentação? Hoje vamos dar algumas dicas que podem ajudar.

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Planeje-se e tente pensar nas refeições antecipadamente. Que tal criar cardápios semanais? Podem ser bem simples, mas ajudar muito. Faça lista de compras. Tente aproveitar integralmente os alimentos. Utilize cascas, folhas, talos e sementes. Há receitas na internet, procure sites confiáveis (dica: www.panelinha.com.br). Não desperdice: com a banana muito madura, faça um bolo; o pão velho pode virar brusquetas ou croutons para a salada.

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Procure deixar os hortifrútis higienizados e pré-preparados para ter sempre à disposição. Ter frutas picadas na geladeira é uma ótima estratégia para facilitar o consumo.

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Cozinhe sempre que possível: se tiver familiares, convide a todos para vivenciar novas experiências na cozinha. Coloquem uma música, dividam tarefas e cozinhem juntos!

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Se não gosta de cozinhar diariamente, escolha um dia da semana para preparar, por exemplo, carnes, molhos e feijão. Facilita muito no dia a dia preparar só os vegetais e cereais (ex: arroz etc). Utilize o congelador a seu favor.

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Quando se sentir triste, ansiosa etc, tente não descontar na comida. Lembre-se do “comer emocional” (já falamos em outro post) e procure engajar-se em outra atividade que te faça bem. Saiba que é comum ter esses sentimentos diante da situação que estamos vivendo. Não se condene por isso e, se for preciso, procure ajuda de um profissional.

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Preste atenção nas suas sensações de fome e saciedade. Quando estiver com fome, coma algo gostoso e que te faça bem. Arrume a mesa e procure estar realmente presente e atenta na hora de alimentar. Evite usar o celular, trabalhar ou ver TV no momento das refeições.

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Nenhum alimento sozinho é capaz de proteger contra doenças, mas o sistema imunológico depende de nutrientes e compostos bioativos para manter-se competente. Mantenha uma alimentação variada e colorida.

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Conheça e utilize o Guia Alimentar para a População Brasileira (bit.ly/2UZ5XRe).

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