Quer fazer parte do App Motherly com exclusividade?

Descomplicando: siglas e termos usados na gravidez e no pós-parto

Hoje vamos explicar alguns termos utilizados na gestação e após o nascimento do bebê que podem ser ouvidos com frequência e muitas vezes geram dúvidas. Vamos lá:

- Siglas:

- DUM: data da última menstruação. É utilizada para estimar a DPP.

- DPP: data provável do parto.

- BCF: batimentos cardíacos fetais. A ausculta dos batimentos pelo médico é realizada com o objetivo de constatar, a cada consulta, a presença, o ritmo, a frequência e a normalidade dos BCF.


- Gestação ou nascimento/parto:

- A termo: entre 37-41 semanas e 6 dias de idade gestacional.

- Pós-termo: igual ou maior que 42 semanas de idade gestacional.

- Pré-termo: menos que 37 semanas de idade gestacional. Ainda, o nascimento de bebê pré-termo “tardio” refere-se àquele com 34-36 semanas e 6 dias de gestação.


- Colostro: líquido amarelado que alimenta o bebê nos primeiros dias de vida. É conhecido como a primeira “vacina” do bebê, pois além de conter nutrientes, esse líquido é rico em anticorpos.


- Ocitocina: hormônio com diversas funções importantes, como: auxiliar no parto estimulando contrações uterinas, na amamentação, na recuperação após o parto, reduzindo sangramentos e contribuindo para que o útero volte ao tamanho normal, dentre outras.


- Bebê pélvico: refere-se ao bebê que permanece sentado (“apresentação pélvica”) dentro do útero materno, ao invés de ter virado de cabeça para baixo (“apresentação cefálica”), posição ideal para o parto.


- Bolsa rota: rompimento da bolsa d’água (bolsa amniótica).


- Apgar: o índice de Apgar, também conhecido como a “nota” que o bebê recebe ao nascer é o resultado da avaliação de 5 sinais objetivos do recém-nascido. É realizado normalmente no 1º e no 5º minuto de vida e são avaliados os batimentos cardíacos, a respiração, o tônus muscular, a irritabilidade reflexa e a cor da pele do bebê.


- Puerpério: período de até 42 dias após o parto.


- Mecônio: é como são chamadas as primeiras fezes do bebê. Normalmente são escuras (“preto esverdeado”).


Tem alguma sigla ou termo que você tem dúvida e não explicamos? Deixe um comentário que em breve preparamos um novo post explicando :)

74 visualizações

Quer fazer parte do App Motherly com exclusividade?

Financiamento:

Realização:

Dúvidas? Fale Conosco

contato@motherly.com.br

Inscreva-se no nosso newsletter para saber todas as novidades

de Motherly e mais!