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Como melhorar as náuseas e vômitos durante a gestação?

O surgimento de náuseas, enjoos e vômitos no primeiro trimestre da gestação é comum, mas pode ser muito desagradável. Algumas mulheres não conseguem se alimentar adequadamente quando estão apresentando esses sintomas, mas a partir do segundo trimestre (da 14º semana de gestação em diante) a tendência é de que tudo volte ao normal, inclusive a disposição para se alimentar.


Algumas estratégias podem auxiliar para amenizar o desconforto relacionado às náuseas e aos vômitos, como por exemplo:


- Procurar ingerir pequenas quantidades de alimentos e com maior frequência

- Evitar longos períodos sem se alimentar

- Preferir alimentos secos e ricos em carboidrato no café da manhã

- Evitar alimentos gordurosos, apimentados, frituras, molhos fortes, além de produtos açucarados; Preferir temperos suaves e naturais

- Utilizar o gengibre ou preparações que o contenham para diminuir os sintomas

- Evitar odores, consistências ou determinadas texturas de alimentos que desencadeiam náuseas

- Dar preferência aos alimentos e bebidas gelados

- Evitar ingestão excessiva de líquidos durante as refeições

- O sabor cítrico (por exemplo de frutas como limão, laranja, kiwi, etc) normalmente é bem tolerado. Pingar gotinhas de limão na comida também pode ajudar

- Evitar deitar-se logo após as refeições


Em alguns casos pode ser necessário realizar suplementação de determinados micronutrientes para amenizar os sintomas ou repor perdas relacionadas aos vômitos. Converse com seu médico ou nutricionista!


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