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Benefícios da Meditação durante a Gestação

Olá gestantes e mamães! Dessa vez vamos falar sobre uma prática que pode trazer benefícios importantes para sua vida e saúde: a meditação. É importante ressaltarmos que existem diversas técnicas de meditação: thai chi, mindfulness, yoga, etc. A modalidade que iremos abordar aqui e que vem sendo alvo de diversas pesquisas é a mindfulness, que é definida como uma forma de atenção plena e sem julgamentos na experiência do agora. Os estudos sobre mindfulness estão em estado inicial, mas alguns já estão sendo capazes de avaliar alterações cerebrais e comportamentais em decorrência dessa prática. Os resultados válidos obtidos até agora apontam para a mindfulness como uma possibilidade de cuidado e prevenção, principalmente em relação a sua praticidade – mindfulness pode ser realizada em práticas de 20min e, basicamente, em qualquer lugar que permita concentração. Dentre essas pesquisas há alguns resultados importantes: • Estresse: Um consenso entre os trabalhos é a influência da prática de mindfulness sobre o gerenciamento de estresse. É possível encontrar dados que apontam para redução do estresse e para maior resistência ao mesmo. • Atenção: a prática de mindfulness pode resultar em melhorias na habilidade de se manter alerta por mais tempo e na redução de lapsos de atenção. • Regulação emocional: meditadores têm apresentado melhora na regulação emocional, capacidade de identificar e controlar sentimentos. • Depressão: prática de mindfulness em conjunto com psicoeducação apresentam efeitos positivos sobre o manejo da depressão. Pacientes que apresentaram episódios depressivos e passaram a realizar mindfulness – em conjunto com psicoeducação – têm demonstrado uma menor chance de voltar a manifestar depressão. Para saber mais: www.mindfulnessbrasil.com (UNIFESP) www.webmindfulness.com (Universidad de Zaragoza) www.umassmed.edu/cfm (Universidade de Massachusetts) Referências: Tang, Y e cols (2015) The neuroscience of mindfulness meditation. Nat Rev Neurosci 16, Segal, Z. V. e cols (2016). Mindfulness-based cognitive therapy for residual depressive symptoms and relapse prophylaxis. Current Opinion in Psychiatry,

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