Quer fazer parte do App Motherly com exclusividade?

Benefícios da amamentação

Você já deve ter ouvido falar que a recomendação atual é fornecer somente leite materno até os 6 meses do bebê, sem água, chás ou qualquer outro alimento líquido ou sólido e, a partir dos 6 meses, introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os 2 anos de idade ou mais.


Mas por que amamentar é tão importante? Existem inúmeros benefícios tanto para o bebê, quanto para a mãe e hoje vamos explicar alguns deles:


- Do ponto de vista nutricional: o leite materno é completo, possui todos os nutrientes e água suficiente para o bebê nos primeiros 6 meses de vida. Está adaptado à imaturidade do sistema digestivo do recém nascido e, além disso, sua fórmula única, repleta de proteínas, gorduras saudáveis, fatores antimicrobianos e anti-inflamatórios e outros nutrientes essenciais, garante o adequado desenvolvimento e fortalece o sistema imunológico do bebê


- O ato de amamentar não significa somente nutrir: a amamentação propicia maior vínculo afetivo entre a mãe e a criança, protege contra atrasos na linguagem e promove melhor desenvolvimento cognitivo, motor e intelectual


- Efeitos na saúde ao longo da vida: pesquisas já mostraram que crianças que são amamentadas por mais tempo têm menos doenças do que aquelas que são amamentadas por períodos mais curtos ou não são amamentadas. A amamentação previne infecções e doenças crônicas, como excesso de peso e diabetes no futuro, diminui o risco de reações alérgicas e contribui para uma colonização intestinal adequada ("bactérias do bem")


- Outras vantagens para a mãe que amamenta: proteção contra alguns tipos de câncer e recuperação mais rápida dos tecidos e órgãos reprodutivos que foram modificados durante a gestação. A amamentação também é capaz de promover melhor saúde mental materna, por aumentar a autoestima e a autoconfiança da mãe.


Referências:

- Ministério da Saúde. Aleitamento materno e alimentação complementar. 2.ed. Brasília, 2015 (Cadernos de Atenção Básica n.23).

- Victora CG e colaboradores (2016). Amamentação no século 21: epidemiologia, mecanismos e efeitos ao longo da vida. Epidemiol Serv Saúde.


44 visualizações

Quer fazer parte do App Motherly com exclusividade?

Financiamento:

Realização:

Dúvidas? Fale Conosco

contato@motherly.com.br

Inscreva-se no nosso newsletter para saber todas as novidades

de Motherly e mais!