Quer fazer parte do App Motherly com exclusividade?

A alimentação materna pode dar cólica no bebê?

Hoje vamos responder uma pergunta feita por vocês :)

.

Alguns alimentos podem gerar desconforto no bebê, mas isso é muito individual. Portanto, não há uma lista específica de alimentos que deverão ser evitados por todas as mulheres que amamentam. A ciência ainda não desvendou totalmente as causas das cólicas, porém acredita-se que um dos principais motivos para cólicas seja fisiológico, ou seja, devido à imaturidade do trato gastrointestinal do bebê que ainda está em formação no início da vida.

.

A menos que o bebê tenha sintomas de alergia, o que deve ser avaliado por um médico(a), não há nenhuma indicação para a mãe restringir alimentos desnecessariamente como forma de prevenir cólicas.

.

A mãe necessita de variedade na alimentação. Cada mulher precisa realizar uma autoavaliação de determinados alimentos que parecem causar algum desconforto para o bebê (como gases ou cólicas) e evitar por um tempo para reinserir aos poucos observando as reações.

.

Se o bebê apresentar desconforto, tente relacionar com algo que você consumiu nas últimas 24h. Se estiver difícil identificar, uma boa dica é fazer um diário alimentar (anotar por alguns dias tudo o que você comer). Mas lembre-se, desconfortos ou cólicas podem ocorrer por vários motivos.

.

Em alguns casos, pode ser interessante conversar com o pediatra ou nutricionista sobre a possibilidade de utilizar suplementação com probióticos para amenizar os desconfortos.

.

Por último, lembre-se que é normal que o bebê chore por diversas razões. A cólica clássica geralmente aparece por volta da terceira semana após o nascimento e é caracterizada por choro forte, duradouro e difícil de acalmar. Muitas vezes o que é chamado de cólica nada mais é do que a adaptação do bebê ao novo ambiente e, nesses casos, o aconchego da mãe pode ser o que o ele mais quer.

.

Referências:

Morris Gordon et al. (2018) Dietary modifications for infantile colic.

Kristin Sohn et al. (2017) Prenatal and Postnatal Administration of Prebiotics and Probiotics.

0 visualização

Quer fazer parte do App Motherly com exclusividade?

Financiamento:

Realização: